03/04/2014

Feira de Santana: 45 médicos abandonam hospital, Secretaria de Saúde diz que ato foi desleal

Depois que um grupo de cirurgiões e ortopedistas do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, entregou o cargo de forma coletiva, a Secretaria de Saúde do Estado emitiu nota lamentando a postura dos médicos.

Depois de dois meses enfrentando a insensibilidade do governo, os médicos entregaram os cargos coletivamente como forma de protesto.

A Sesab, MP e o Cremeb foram notificados da decisão ainda em fevereiro. Neste período, os médicos negociaram exaustivamente com o governo a fim de encontrar uma solução e evitar esta medida extrema, entretanto, a gestão foi incapaz de apresentar uma proposta que contemplasse minimamente o pleito dos médicos.

Os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho e regularização do vínculo trabalhista. Atualmente os médicos convivem com deficiências diversas (veja a lista completa das reivindicações), como falta de materiais, falta de leitos, medicamentos, entre outras, além disso, estão submetidos a uma forma de contratação ilegal (Pessoa Jurídica/cooperativa).

Confira a nota do Governo:

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lamenta a atitude de ausência intencional ao plantão de cinco cirurgiões do Hospital Geral Clériston Andrade, nesta quarta-feira (2/4) e considera este movimento premeditado um grave desrespeito à população de Feira de Santana e Região, até porque, a mesa de negociação entre a Sesab e o sindicato da categoria estava aberta e caminhava no sentido do acordo. Ademais, a data limite estabelecida pelo Sindmed para o encerramento das negociações estava agendada através de ofício para o dia 14 de maio, elemento que caracteriza como intempestiva e irresponsável a atitude destes profissionais.

Com relação aos impactos desta atitude, a Sesab informa que o Centro Cirúrgico do HGCA funcionou normalmente para cirurgias eletivas, aquelas agendadas previamente, e que as cirurgias de emergência, como as de trauma não hemorrágicos por acidentes, cirurgias de vesícula e apêndice, foram encaminhadas para outras unidades de referência da rede estadual como o HGE, Hospital Roberto Santos, Hospital Geral Ernesto Simões Filho, entre outros. Os pacientes que chegaram com quadro hemorrágico foram atendidos pela equipe do HGCA. Vale acrescentar que os demais serviços da unidade não foram afetados e funcionam normalmente.

0 comentários:

Postar um comentário