15/08/2013

Oi e Tim tem pior serviço de celular da Bahia; Oi também tem pior internet

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quinta-feira (15) uma pesquisa inédita, que traz dados da qualidade dos serviços das quatro operadoras de celular (Oi, Tim, Claro e Vivo) divididos por estados e municípios, monitorados 24h por dia. Na avaliação foram levadas em conta ligações completadas e as que apresentaram queda, além dos mesmos critérios para a internet 2G e 3G. As operadoras Oi e Tim tiveram os piores resultados na Bahia e em Salvador, sendo que no estado a Tim é a última, posição ocupada pela Oi em Salvador. Em relação às ligações, a pesquisa traz um levantamento desde agosto do ano passado até abril deste ano. Nos 9 meses, a Tim apresentou o menor número de ligações completadas com sucesso, média de 92,2%, sendo que a taxa mínima exigida é de 95%. A Claro teve o melhor desempenho, com 98,1%. Em relação às ligações derrubadas, que deveriam ter índice abaixo de 2%, mais uma vez a Tim se destaca negativamente com taxa média de 1,39%, ainda assim dentro do padrão da Agência. Na avaliação feita em Salvador, a Oi foi a única abaixo da média, com taxa de ligações completadas de 94,3%, enquanto a Tim ficou com 95,9%.
A situação das operadoras sem mantém no quesito internet, com pequenas mudanças. Os dados referentes a qualquer tipo de serviço de conexão de dados (2G ou 3G) colocam a OI na última colocação. A operadora teve o índice de conexões feitas na Bahia, em contraponto ao número de tentativas, de 87,9%, quando o padrão exigido pela Anatel é de 98%. A Tim também teve desempenho negativo nos nove meses, com média de 93,9%. Em relação ao serviço interrompido, de longe a OI tem a maior taxa de perda de conexão, com 13,2%, quando o indicado é de apenas 2%. Neste cenário, as outras três operadoras ficaram dentro da média. A Oi segue na liderança como o pior 2G da Bahia, com dados de fevereiro a março deste ano, com 88,5% do total de conexões completas e 5,2% de serviço interrompido.  A Vivo ficou com média de 89,3% das conexões completas, a Tim teve 95,7% e apenas a Claro ficou acima da meta, com 99,5%. Em relação ao 3G, o ranking de conexões totais completas ficou da seguinte forma: OI (93,5%), Claro (97%), Tim (99,3%) e Vivo (99,5%). Nenhum ficou abaixo da meta em relação à queda do 3G.
 
 
Em Salvador, o cenário tem a OI na pior posição de serviço de internet em geral, com conectividade de 88,9%, tendo a Vivo como segunda pior, média de 93,1% e a Tim também abaixo da média com 96%. Somente a Claro superou os 98% exigidos, com 99% das conexões com sucesso. Em relação ao 2G, a OI permanece na última posição com 90% das conexões totais, enquanto a Vivo aparece com 93,9% e as outras duas operadoras tiveram desempenho satisfatório. No 3G, Claro e OI ficaram 1% abaixo da média e Vivo e Tim ficaram cerca de 1% acima da média. Para conferir todos os dados da sua cidade clique aqu

0 comentários:

Postar um comentário