27/07/2013

Empresária de Irecê quadruplica faturamento e é referência no mercado fotográfico



“Meu sonho era ser empresária e trabalhar com fotografia. Hoje, posso dizer que me tornei referência no mercado”. Assim a fotógrafa Cléia Pereira da Silva explica o bom momento da sua empresa, a Cléia Foto e Vídeo. Somente entre 2011 e 2013, a empresa já quadruplicou o seu faturamento. Mas, para chegar a esse patamar, a empresária buscou qualificação e focou no trabalho.

Desde a infância, Cléia tinha paixão pela profissão. “Quando era criança, admirava os álbuns de fotografia de meu tio, que também é fotógrafo. A vontade de trabalhar no ramo cresceu e esse era um sonho que eu queria realizar e transformar em negócio”, conta.

Antes de se profissionalizar, ela e o marido, Emílio Franco, administravam um pequeno posto de medicamento em Angical, um povoado localizado a 18 km de Irecê. Buscando ampliar a renda familiar, Cléia convenceu Emílio a ajudá-la a realizar o seu antigo sonho. Para isso, usou a carta de crédito que tinha de um consórcio e comprou sua primeira câmera fotográfica. Há oito anos começou a fotografar eventos em Irecê e, pouco tempo depois, já atendia mais de 30 pessoas por dia em um espaço alugado que transformou em estúdio fotográfico. Com o aumento da demanda, Emílio vendeu o posto de medicamento e passou a ajudá-la com a edição das fotos e na cobertura dos eventos.

Em 2009, Cléia recebeu a visita do agente de orientação do programa Negócio a Negócio. Após o diagnóstico feito pelo Sebrae, a empresária optou por um eixo de serviço e decidiu continuar com a cobertura de eventos. Para a técnica do Sebrae, Rosiane Cordeiro, o programa Negócio a Negócio auxilia o empresário a tomar decisões para o bom andamento do empreendimento. “Por meio de um diagnóstico, é possível identificar questões existentes na empresa e solucioná-las para que o empreendimento se mantenha sustentável”, explica Rosiane.

Decididos a ganhar espaço no mercado, os empresários compraram mais uma máquina e investiram em equipamentos. O número de clientes aumentou e foi necessário contratar funcionários para atender a demanda. Além disso, Cléia e o marido participaram de cursos, oficinas e palestras oferecidas pelo Sebrae. Como resultado, a empresa já presta serviço para toda região e atende clientes de cidades distantes. “Foi difícil chegar onde estamos, mas sempre acreditei no meu sonho e procurei inovar e participar de cursos e oficinas que me ajudaram a administrar o meu negócio. Hoje, faço mais de 20 eventos grandes por mês e, por causa do serviço que presto com qualidade, virei referência no mercado fotográfico da região”, comemora a empresária.

Atualmente, a empresa conta com 15 funcionários e oferece ainda serviços de filmagens. Além disso, possui 13 máquinas fotográficas e 14 computadores para auxiliar no serviço. De acordo com Cléia, sua equipe pode atender até três eventos na mesma noite e já entregou mais de 6 mil álbuns de formatura. Para o coordenador da Unidade Regional do Sebrae Irecê, Paulo Andrade , o sucesso da empresa vem da qualificação dos empresários e do compromisso que eles têm com o cliente. “A capacitação é fundamental para o crescimento do negócio e o empresário que se qualifica se estabelece e conquista o mercado, como é o caso de Cléia”.

Pensando em aprimorar ainda mais a gestão do negócio,a empresária Cléia já está se programando para fazer o Empretec “É sempre importante investir em capacitação e eu sempre acompanho o calendário do Sebrae para participar dos cursos. O próximo será o Empretec” finaliza a empresária. 

(Nara Zaneli/Sebrae Irecê)

0 comentários:

Postar um comentário