23/05/2013

Adutora é inaugurada nesta quinta feira na região de Irecê.

Foi inaugurada nesta quinta-feira (23) a Adutora do São Francisco, às margens da BA-052 (Estrada do Feijão), no entroncamento da cidade de Itaguaçu da Bahia. Essa é a maior obra do programa Água para Todos no estado. Realizada em parceria pelos governos estadual e federal, teve investimento de R$ 182 milhões.



A adutora retira a água do rio e leva por 132 quilômetros de tubulação a sete cidades da microrregião de Irecê, que há três anos são afetadas pela seca e pelo racionamento de água. Até chegar ao consumidor final, a água ainda passa por 12 estações de bombeamento e uma de tratamento. Já estão sendo atendidos os municípios de Irecê, Itaguaçu da Bahia, Jussara, São Gabriel, Central, América Dourada e João Dourado. Até o final do ano, outros nove municípios serão beneficiados pelo sistema adutor do São Francisco.


"Essa foi uma obra feita em tempo recorde, porque quando percebemos que, com a estiagem, a Barragem de Mirorós, que abastece a região, entraria em colapso, projetamos essa obra para garantir tranquilidade e segurança hídrica a essa população. São 350 mil pessoas que agora têm água nas torneiras todos os dias", afirmou o governador Jaques Wagner.

Além do governador, quem também inaugurou a adutora foi o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. "Essa é uma das diversas obras que o governo federal realiza no Nordeste, e a Bahia, mais uma vez, se destaca como estado que mais realiza obras de abastecimento na região. Atualmente temos R$ 300 milhões em parceria com o governo estadual, através do programa Água para Todos", disse o ministro.


De olho na notícia

0 comentários:

Postar um comentário