23/03/2013

Estiagem faz prefeito suspender São João de 2013


Visivelmente abatido, o prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardozo (Furão – PSD), durante entrevista ao Jornal Grande Bahia, na manhã de hoje (18/03/2013), informou que as atividades e toda a programação do São João de 2013 foram canceladas em decorrência da prolongada estiagem que atravessa o município.

“Construímos uma marca nacionalmente, o São João de São Gonçalo. Mas, os efeitos da falta de chuvas na zona rural do município me levaram a cancelar o evento deste ano, lamento informar isto. Neste momento tenho que pensar nos moradores da zona rural e também da sede, pois os efeitos da seca atingiram fortemente a economia no nosso município e a vida dos moradores do campo.”, explica Furão.

O prefeito avalia que mesmo que as chuvas venham a precipitar, os efeitos da estiagem ainda serão sentidos por longo período. “Estamos analisando a possibilidade de decretar ‘Estado de Emergência’”, afirma Furão, e segue, “a decisão é de caráter definitivo. Este ano não teremos São João”.

Com relação às medidas para mitigar os efeitos da estiagem, o prefeito informou que o programa Bolsa Família Municipal está sendo ampliado. “Estamos recadastrando as famílias e ampliando os recursos. Além disto, as secretaria de ação social e agricultura foram orientadas a dar todo apoio necessário à população”, declara.

Investimento cultural
Preocupado com a questão cultural, o prefeito explicou que pretende realizar um festival, nos meses de setembro ou outubro de 2013. “O foco é a cultura local e regional. Queremos produzir um evento onde os artistas locais possam mostrar o talento para um grande público. Queremos que as pessoas possam vir e conhecer a expressão cultural do nosso povo. Não poderia deixar de investir no segmento de lazer e na cultura da nossa terra, apenas mudamos o foco em função de fatores climáticos, econômicos e em decorrência do apelo por parte dos munícipes.”, afirma Furão.

Saúde preocupa
Furão também revelou que toda a situação está agravando os problemas de saúde que enfrenta. Mostrando um laudo expedido pelo médico cardiologista João de Deus, o prefeito explicou que passa por sério tratamento de saúde, e que avalia a possibilidade de afastar-se do governo.

0 comentários:

Postar um comentário