24/12/2012

Prós e contras do óleo de coco


Nova vedete para o emagrecimento, o óleo de coco vem promovendo discussões entre médicos sobre seus benefícios. O ácido láurico, componente do óleo que gera energia celular de forma acelerada, é apontado como o grande responsável por acelerar o gasto calórico e auxiliar na perda de peso. Outro ponto que os defensores do óleo de coco colocam é o aumento da sensação de saciedade.

Mas alguns médicos alertam para o fato de o óleo de coco ser formado por gorduras saturadas, do tipo triglicerídeo de cadeia média. Isso significa que apesar de ser processado mais rápido, o óleo de coco pode acabar acumulando mais gordura no corpo, caso a ingestão calórica seja maior que o gasto. Sendo gordura saturada, também pode elevar os dois tipos de colesterol. Por isso deve ser consumido com muita cautela por pessoas com problemas de fígado, cirrose, doenças cardiovasculares e colesterol alto.

O médico homeopata e autor do livro Poder Medicinal do Coco e do Óleo de Coco Extra Virgem, Márcio Bontempo, também diz não acreditar no uso do óleo para a perda de peso. Segundo ele, o óleo de coco pode ser benéfico à saúde se for usado no lugar de outros tipos de gordura que possuem cadeias longas, e que por isso demoram mais para se metabolizar.

Se você quiser testar os efeitos de emagrecimento do óleo de coco, não ultrapasse duas colheres de sopa por dia. A dica é começar consumindo quantidades pequenas para evitar desconfortos gastrointestinais. As doses devem ser tomadas sempre antes das refeições.
Fonte: pop.com.br

0 comentários:

Postar um comentário