11/12/2012

Bahia pode perder parte do território na quinta-feira


O prazo para que os estados do Tocantins, Piauí, Goiás e Minas Gerais, ponham fim a uma disputa de terras que atualmente pertencem à Bahia termina na próxima quinta-feira (13). O Supremo Tribunal Federal (STF) pretende por um ponto final na disputa territorial que envolve áreas localizadas nos municípios do oeste baiano, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto.

Os estados disputam a terra produtora de soja, milho e de gado de corte. A situação envolve uma forte disputa econômica na região, o hectare de terra chega a valer cerca de R$ 15 mil, sendo uma das áreas de cultivo mais valorizadas do estado.

A disputa pelos territórios vem desde 1986. Até então, o critério da divisa Oeste do estado da Bahia era baseada nos limites da Serra Geral. Mas a pedido da Justiça, o Exército realizou uma nova demarcação onde a Serra Geral deixou de ser o demarcador utilizado e o critério adotado foi o limite marinho. Desta forma, os três municípios baianos perderiam 108 mil hectares de terras. Desde então, o caso passou a ser alvo de uma disputa judicial.

0 comentários:

Postar um comentário