24/08/2012

Claudia Oliveira debocha sobre desvio de verba, veja o vídeo


Saiu n’O Globo!  Um vídeo publicado pelo jornal O Globo nesta quarta, 22, mostra a deputada Cláudia Oliveira, candidata a prefeitura de Porto Seguro, e o marido, Robério, falando em fazer emendas na Assembleia para desviar verbas. “Um bilhão é pra investir, e um bilhão, eu fico”, diz ela, em meio a gargalhadas, enquanto é "entrevistada" pelo marido


BRASIL - Conversas descontraídas durante um passeio podem custar a eleição da candidata do PSD à prefeitura de Porto Seguro (BA), Cláudia Oliveira. Um vídeo obtido pelo GLOBO mostra Cláudia e o marido, Robério Oliveira, que é prefeito da vizinha Eunápolis, caminhando em uma região de praia com amigos. Em dado momento, ao passar por uma pequena ponte de madeira, ela, que é deputada estadual, ri e começa a simular um discurso. Ainda que em tom de brincadeira, Cláudia fala em desviar verbas de emendas de parlamentares ao Orçamento.
— Estou visitando aqui meu povo, povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico — diz, em meio a risadas.
Robério, que está filmando, avisa:
— Ó rapaz, tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai...
O prefeito de Eunápolis ainda chama uma suposta assessora que acompanha o grupo e pergunta se ela concorda. Ela, também em meio a gargalhadas, complementa:
 — Eu tô de acordo. Eu concordo. Dois bilhões para investir, um bilhão para ficar.
A íntegra do vídeo está no site do GLOBO na internet. Cláudia é apontada por pesquisas locais como a favorita na disputa pela prefeitura de Porto Seguro. A conversa, uma zombaria com as emendas parlamentares e com o dinheiro público, poderia não ter maiores consequências. A questão é a biografia do casal. Cláudia foi acusada de compra de votos nas eleições de 2010 em Buerarema, no sul da Bahia.
Já Robério é acusado por diversas irregularidades na prefeitura de Eunápolis. Ele responde a 19 ações de improbidade administrativa na Vara de Fazenda Pública da cidade, oito ações no Tribunal de Justiça e três ações na Justiça Federal.
As ações contra Robério são nas mais diversas áreas. Há acusações de superfaturamento, de obras pagas que nunca saíram do papel, de dispensa irregular de licitações e de contratação irregular de servidores. Em janeiro, ele foi condenado pela Justiça Federal à perda dos direitos políticos por cinco anos por usar a verba do Ministério da Saúde para abastecer veículos da empresa de trios elétricos Axé & Cia, que era administrada pela mulher, agora candidata. O prefeito recorreu da sentença, que está suspensa.
Robério se mantém no cargo
Robério responde ainda a outras duas ações por possível desvio de verba federal. O Ministério Público o acusa de superfaturamento na construção de um pequeno hospital e por utilização irregular de verba do Fundeb.
Em 2010, o Tribunal de Justiça da Bahia chegou a determinar a saída do prefeito e de um secretário municipal dos cargos por outra acusação, a partir de denúncia do Ministério Público de que a prefeitura pagou por obras de infraestrutura que nunca saíram do papel. Para que possa ressarcir os prejuízos, a Justiça também determinou a indisponibilidade de bens de Robério no valor de R$ 1,9 milhão. O prefeito conseguiu se manter no comando do município com um recurso.
Procurada para comentar a gravação, a candidata Cláudia Oliveira afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o vídeo seria montagem. Segundo a assessoria, a candidata estaria se referindo a peixes e diria que iria ficar com o “agulhão”. O GLOBO pediu que enviassem a suposta versão original do vídeo, que eles diziam ter em mãos, mas até o fechamento desta edição as imagens não foram enviadas.
(Bahia Dia Dia)

0 comentários:

Postar um comentário