15/05/2012

Microrregião de Irecê , vídeo retrata a seca


Rios secando, lavouras perdidas, animais definhando e agricultores desolados à espera da única ajuda possível: a divina. Esta realidade, imposta pela seca e pelo descaso do governo da Bahia com 220 municípios baianos, é apresentada em um vídeo – feito na microrregião de Irecê, no centro-norte baiano, publicado nessa quinta-feira (3), no Blog do Geddel (acesse link abaixo).
Nos depoimentos dos moradores, os sentimentos de resignação, com os estragos provocados pela estiagem, e de indignação, por causa da falta de ações do governo estadual a fim de resolver o problema, são marcantes. A luta na busca de água para o consumo humano e para criação de animais, além das constantes mudanças de cidades e a procura de trabalho no campo, integra a rotina dos baianos que dependem da terra para retirar o seu sustento.
O vídeo mostra ainda que, apesar das dificuldades e da grande demora na pouca ajuda do Poder Executivo baiano, a fé do sertanejo de que a chuva chegará e diminuirá os prejuízos o mantém firme na sua batalha pela sobrevivência.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse governo DITADOR do PT é tão DESGRAÇADO que CEGOU o povo, e o povo não ENXERGA que o CULPADO por toda essa MISÉRIA é o GOVERNO. Hoje temos um GOVERNO DITADOR, formado por BANDIDOS como o lula, a dilma, jaques vagner e os seus COMPARSAS. Esses DEMÔNIOS fabricam a MISÉRIA para depois COMPRAREM o povo com os seus MALDITOS PROGRAMAS SOCIAIS. SOCORRO FORÇAS ARMADAS! Vocês precisam LIBERTAR o Brasil das mãos desses LADRÕES.

    ResponderExcluir