23/01/2012

Pressão popular dá resultado, leis antipirataria são arquivadas e hackers realizam novas ações


As polêmicas em torno da Lei de Proteção à Propriedade Intelectual (Sopa, na sigla em inglês) e a Protect IP Act (PIPA) chegaram ao fim. O congressista Lamar Smith, que apresentou o SOPA, decidiu suspender o projeto de lei, após protestos de sites de renome como a Wikipedia e o Google, além das invasões de hackers, que chegaram a revelar dados do diretor do FBI, Robert Mueller. Horas antes, o Senado estadunidense adiou a votação sobre a PIPA, prevista para amanhã. A Coluna Mercado do Bahia Notícias acompanhou os passos das controversas medidas, mostrando a interdição do Wikipedia em inglês e o protesto virtual de desenvolvedores de games, que criaram um Super Mario Bros com tarjas pretas censurando os personagens e locais.
 
Há poucas horas, o grupo hacker Anonymous, que já havia se posicionado a favor do Wikileaks e da liberdade na internet, resolveu publicar um vasto catálogo de filmes e músicas da Sony para download. Simultaneamente a essa ação, um novo site “pirata” surgiu, o Anonyupload, prometendo ser uma versão livre da Megaupload e Megavideo, sites de compartilhamento de arquivos. Com o slogan “Acesso 100% gratuito, sem publicidade e 100% anônimo”, a página afirma ainda estar em construção, mas 5 mil usuários já haviam a divulgado no Facebook, enquanto 2 mil a divulgaram através do Twitter. Na quinta-feira passada (19), o site Megaupload saiu do ar e seus donos foram presos, sob acusação de facilitar a pirataria, o que gerou prejuízo de US$ 500 milhões para os detentores de direitos autorais. 
 
Os projetos de lei SOPA e PIPA estão fora da pauta do congresso, mas o líder do senado americano, Harry Reid, afirmou que os PLs não seriam votados da forma como estava sendo proposto. 
fonte: www.bahianoticias.com.br

0 comentários:

Postar um comentário