31/01/2012

Jacobina pode deixar de ser sede Macroregional da Saúde, afirma Solla


O Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, foi entrevistado do programa Blitz Total 2ª Edição, da Jacobina FM, desta sexta-feira (27). O secretário, na oportunidade, anunciou o programa Saúde em Movimento, em sua segunda etapa, para o município de Jacobina, onde serão realizados exames para rastreamento do Câncer de Mama para as mulheres entre 50 e 69 anos.
O programa começou nesta segunda-feira, 30, e se estende por todo o mês de fevereiro.
Como não poderia escapar, o secretário foi questionado sobre as questões da saúde do município e a polêmica declaração feita a respeito dos recursos para a implantação da Central de Regulação do SAMU e para a construção da UPA. Solla afirmou que o município de Jacobina não tem assumido o seu papel de município pólo e que na próxima reunião da CIB, marcada para fevereiro, está na pauta a discussão da transferência da sede regional de saúde de Jacobina, para um outro município. "Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Irecê já requereram ser sede regional da saúde", assinalou Solla.
O secretário ainda foi enfático ao dizer que o SAMU não é apenas circulação de ambulâncias, e que se faz necessário a implantação da Central de Regulação para que os demais municípios da região possam estar com as suas ambulâncias funcionando normalmente. Solla afirmou que o Ministério da Saúde já tem conhecimento da situação irregular da utilização das ambulâncias por parte de Jacobina, e que o Minsitério está tomando as providências necessárias.
Por fim, foi reproduzida uma fala da prefeita Valdice Castro em que a mesma afirma que o SAMU local está sendo mantido com recursos próprios da população jacobinense, sendo que até o momento não recebeu nenhum recurso do Governo do Estado ou do Ministério da Saúde. "A prefeitura não recebeu, nem vai receber. É preciso que se adeque as normas do Ministério da Saúde para receber os recursos de urgência e emergência móvel", finalizou Solla. (foto: Alexandre Padilha, Ministro da Saúde, Jorge Solla, Secretário de Saúde do Estado, Deputado Federal Amauri Teixeira, Governador Jaques Wagner e a Senadora Lídice da Mata, durante inauguração do Centro de Assistência Psicossocial, no Terreiro de Jesus, em Salvador)

Fonte:www.morronoticias.com.br
Escrito por Geyder Gomes   

0 comentários:

Postar um comentário