22/12/2011

XV ExpoNatal promove integração e movimenta Irecê

Cerca de 60 artesãos locais e regionais participam da XV ExpoNatal de Irecê, iniciada na última segunda-feira (19).

Cerca de 60 artesãos locais e regionais participam da XV ExpoNatal de Irecê, iniciada na última segunda-feira (19). Em toldos instalados ao longo da Avenida Aurélio José Marques, no centro da cidade, os profissionais expõem uma diversidade de objetos produzidos manualmente.
A qualidade e a originalidade das peças atraem a atenção de quem passa pelo local. “Não tem como deixar de comprar algo, pois tudo é muito bonito”, disse a dona de casa Auricélia Bastos. O aposentado Marivaldo Neves também ficou vislumbrado com o que viu e chamou a atenção da sociedade para a valorização do evento. “As pessoas precisam apoiar e valorizar mais este belo trabalho”, declarou.
A abertura oficial da ExpoNatal, que segue até o próximo sábado (24), foi prestigiada pelo prefeito Zé das Virgens; a primeira-dama Robéria Santana; o diretor de Cultura, André Marques; o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade, Celson Cambuí; dentre outros representantes do Governo Municipal.
A Filarmônica 23 de Agosto, sob a regência do maestro Vasconcelo Ventura, empolgou o público na abertura da feira, que este ano conta novamente com a participação do Cras – Centro de Referência de Assistência Social. As mulheres atendidas pelo Centro afirmam que encontram na Exposição a oportunidade de dar maior visibilidade aos seus trabalhos artesanais e complementar a renda.
Integração - Um dos criadores da exposição, o artesão Jirreh de Oliveira, destaca que o momento também é de integração. “Alguns amigos não se veem há muito tempo e esta é uma oportunidade para se reencontrarem”. Jirreh observa ainda a importância do apoio da Prefeitura. “O Governo Municipal tem nos apoiado através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Isso tem sido fundamental para manter a tradição e a valorização da nossa feira”, completou.
Escultura – Uma das novidades da feira este ano é uma enorme escultura do Senhor Edinho (O Cambista), de autoria do artista autônomo Jailson Paiva, a escultura foi feita com cimento e ferro, tem cerca de dois metros de altura e pesa aproximadamente 200 quilos.
“Admiro muito os traços de uma pessoa idosa, por isso resolvi esculpir a imagem do meu amigo Edinho”, revela Paiva. “Esta obra é uma prova de que na nossa cidade há pessoas ousadas, capazes de produzir com originalidade e que precisam de apoio e motivação para crescerem”, disse Jailson . Ele complementa que começou a produção da escultura no início de janeiro deste ano e terminou no mês passado. “Foi muito trabalhoso, mas também muito gratificante”.

Fonte: ASCOM PMI

0 comentários:

Postar um comentário