06/11/2011

Estudante perde carteira no metrô e não consegue fazer prova da Unesp

Jackeline de Oliveira queria estudar medicina em Botucatu, onde mora o tio.

‘Unesp era a que eu mais queria’, diz candidata que perdeu o documento.

Ana Carolina MorenoDo G1, em São Paulo

Jackeline Silva de Oliveira (segurando os documentos), 18 anos, queria prestar medicina na Unesp, mas perdeu a carteira com os documentos dentro do metrô e não pode entrar na sala  (Foto: Flávio Moraes/G1)Jackeline Silva de Oliveira (segurando os documentos), 18 anos, queria prestar medicina na Unesp, mas perdeu a carteira com os documentos dentro do metrô e não pode entrar na sala (Foto: Flávio Moraes/G1)
Se boa parte dos estudantes usam a Universidade Estadual Paulista (Unesp) como alternativa em caso de reprovação nos vestibulares da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jackeline Silva de Oliveira, de 18 anos, tinha justamente o plano contrário. “A Unesp era a que eu mais queria”, disse a garota, que saiu do Jardim São Luiz, na Zona Sul de São Paulo, com bastante antecedência para não chegar atrasada ao campus da Barra Funda da Universidade Nove de Julho (Uninove), na Zona Oeste, onde acontece a primeira fase do vestibular da Unesp.
Busquei nos achados e perdidos, procurei um policial para fazer o boletim de ocorrência, mas não encontrei. Na minha sala me disseram que mesmo com o boletim não poderia fazer a prova"
Jackeline de Oliveira, vestibulanda
Ao chegar, porém, ela percebeu que sua carteira havia caído do bolso no percurso do metrô. “Busquei nos achados e perdidos, procurei um policial para fazer o boletim de ocorrência, mas não encontrei. Na minha sala de prova me disseram que mesmo com o boletim eu não poderia fazer a prova”, disse a estudante, que está prestes a concluir o Ensino Médio e sonha em ser médica.
Jackeline contou que, na sexta-feira (4), prestou o vestibular da Uninove, uma das três faculdades privadas em que ela tentou entrar. “Eu passei, mas todo mundo passa”, disse ela, que planejava estudar medicina no campus da Unesp em Botucatu. “Tenho um tio que mora lá. Como não poderia trabalhar para me sustentar durante a faculdade, lá eu contaria com o apoio da minha família”, afirmou.
Fiscais fecham os portões da Uninove às 14h  (Foto: Flávio Moraes/G1)Fiscais fecharaam os portões da Uninove às 14h
(Foto: Flávio Moraes/G1)
Na Uninove ela foi obrigada a apresentar cópias do RG e do CPF, que levou consigo, junto com a carteirinha da escola onde estuda, no bolso da jaqueta. “Mas os documentos originais, além do comprovante de pagamento da inscrição, deixei na carteira no bolso da calça”, lamentou.
Segundo a assessoria de imprensa da Unesp, de acordo com o edital, os candidatos que não apresentarem o RG original serão desclassificados. Não são aceitas cópias autenticadas, protocolos ou boletins de ocorrência, além de outros documentos com foto.
Camila Fernandes, de 18 anos, chegou meia hora antes do fechamento dos portões, mas também sem a identidade. “Minha mãe tinha acabado de me deixar, mesmo sem trânsito ela só chegaria aqui às 14h30”, afirmou a estudante, conformada. Agora, ela torce para passar na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), usando a nota do Enem.
Final feliz
Caio Aparecido da Rocha Gomes, de 17 anos, também esqueceu a identidade, mas seu final foi mais feliz que o das outras candidatas. Faltando menos de cinco minutos para o fechamento dos portões, sua mãe, Marlene da Rocha Gomes, apareceu correndo e entregou o documento ao filho, com um abraço.
“Ele me ligou às 13h30, a sorte é que meu cunhado tinha acabado de chegar e me trouxe até aqui”, contou ela, que mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
Candidatos entram no local de prova para a primeira fase do vestibular da Unesp (Foto: Flávio Moraes/G1)Candidatos entram no local de prova para a primeira fase do vestibular da Unesp (Foto: Flávio Moraes/G1)
Vestibular tem mais de 91 mil inscritos
A atual edição do vestibular da Unesp tem 91.884 inscritos - índice 14,4% maior do que o processo seletivo do ano passado. São oferecidas 6.629 vagas em 156 opções de carreira. A convocação dos aprovados para a segunda fase será no dia 2 de dezembro. Os convocados para a segunda fase farão o teste nos dias 18 e 19 de dezembro, com 24 questões no primeiro dia, e 12 no último, quando também será feita uma redação.
A prova da primeira fase do vestibular da Unesp abre a "temporada" dos grandes vestibulares no estado de São Paulo. No dia 13 será a vez da primeira fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e no dia 27, será a prova da Fuvest, para vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.
Também estão programados os vestibulares de faculdades particulares como PUC-SP (20/11), PUC Campinas (25 e 26/11), FGV-SP (4/12) e Mackenzie (13 a15/12
fonte: g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário