09/11/2011

Cientistas holandeses criam 'carro' do tamanho de uma molécula

Microscópio faz molécula se mover em uma só direção.
Trabalho foi divulgado na revista científica 'Nature'.


Cientistas holandeses criaram um "carro" feito por apenas uma molécula manipulada em laboratório. Após ser colocada em uma superfície e alimentada com elétrons emitidos por um microscópio de tunelamento, a molécula pode ser deslocada como se fosse um veículo de quatro rodas. O invento foi descrito na edição desta semana da revista científica "Nature".
Outros estudos já haviam provocado o movimento de moléculas, mas até agora os pesquisadores não tinham conseguido coordenar este deslocamento.
Agora, a equipe do pesquisador Tibor Kudernac conseguiu reproduzir características de um instrumento macroscópico e fez a molécula ser movida por um estímulo em uma única direção.
No experimento, os holandeses da Universidade de Groningen foram capazes até de fazer a molécula brecar. O efeito com obtido com um tipo de microscópio normalmente usado para alocar átomos. Desta vez, o aparelho foi ajustado para disparar elétrons, que estimulam a "molécula-carro" a se mover para onde os cientistas querem.
Fenômenos que exercem um papel importante no mundo macroscópico como a gravidade não são tão decisivos no universo atômico. Nesta escala, outras interações da natureza são mais influentes.
Imagem mostra como seria o "carro" feito de uma só molécula, sendo deslocado em uma superfície de cobre. (Foto: Randy Wind / Martin Roelfs)Imagem mostra como seria o "carro" feito de uma só molécula, sendo deslocado em uma superfície de cobre. (Crédito: Randy Wind / Martin Roelfs)

0 comentários:

Postar um comentário