10/10/2011

Tetraplégico comanda braço artificial com o pensamento nos EUA

Chip implantado no cérebro de Tim Hemmes permitiu movimento.

Testes foram feitos na Universidade de Pittsburgh.

Do G1, com informações da Associated Press
Um tetraplégico conseguiu comandar um braço artificial usando um chip implantado no seu cérebro. Os testes foram feitos no centro médico da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Paralisado após sofrer um acidente de moto há 7 anos, o norte-americano Tim Hemmes ficou emocionado ao conseguir "tocar" em alguém pela primeira vez desde que perdeu os movimentos. O braço é a tecnologia que chega mais perto de imitar o braço humano -- possui dedos que se dobram assim como os reais.
O equipamento foi desenvolvido em um projeto de US$ 100 milhões, financiado pela agência de pesquisa do Pentágono. Apesar do avanço, os especialistas acreditam que ainda levará algum tempo até que a tecnologia e o método estejam disponíveis comercialmente.
Mão artificial é testada na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. (Foto: Keith Srakocic / AP Photo)Mão artificial é testada na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. (Foto: Keith Srakocic / AP Photo)
Tim Hemmes controla a mão artificial por meio de um chip implantado no seu cérebro. (Foto: Keith Srakocic / AP Photo)Tim Hemmes controla o braço artificial por meio de chip implantado no cérebro.(Foto:Keith Srakocic/AP Photo)
Tim interage com assistente no estudo que testou a eficiência do controle da mão artificial. (Foto: Keith Srakocic / AP Photo)Tim interage com assistente durante o teste de controle da mão artificial. (Foto: Keith Srakocic / AP Photo)fonte: g1.globo.com

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostei muito da variedade de notícias que você posta... parabéns!!!
    Dá uma passadinha no meu blog sobre Organização Home & Office e aproveite as dicas!!!!
    http://orgyousolucoes.blogspot.com
    Tudo de bom =)

    ResponderExcluir