11/09/2011

Luizinho Sobral debate com senador João Durval situação da região de Irecê



Luizinho Sobral lembrou da importância de João Durval para a região de Irecê.

O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN), esteve reunido no último dia 06, com o senador baiano João Durval Carneiro (PDT) com quem discutiu o problema da falta de água na região de Irecê. O deputado apresentou ao senador, o projeto de perenização dos rios Verde e Jacaré, que iria solucionar definitivamente o problema da falta de água principalmente para a agricultura irrigada na região. Além disso, tratou do grave problema de falta d'água para dessedentação animal e o risco iminente da falta também para o consumo humano.
Luizinho Sobral lembrou da importância de João Durval para a região de Irecê. Foi no governo dele (1983-1987) que foi implantada a Barragem de Mirorós e que também foi levada a cultura da mamona, hoje considerada muita importante para a região. "Se hoje a região de Irecê tem água, deve a Barragem de Mirorós. Mas ela está enfrentando uma séria crise pois só tem 14% de sua capacidade total e já está sendo racionada água para as culturas irrigadas", destacou o deputado. João Durval lembrou que no governo dele também mandou perfurar mais de 300 poços artesianos naquela parte do Estado, dos mais de 4,7 mil poços perfurados em todo o Estado. "Naquela época, o lençól freático era superficial, sendo atingido a uma profundidade de 30 metros", lembrou o senador.
Luizinho Sobral também lembrou que foi João Durval quem inaugurou o Ginásio de Esportes que leva seu nome na cidade de Irecê, hoje abandonado. Também foi ele quem promoveu a regularização fundiária entregando mais de 10 mil títulos de posse de terras na região. Quando governador, João Durval Carneiro também foi responsável pela emancipação de vários municípios da região.
Luizinho Sobral contou um pouco da trajetória política de sua família em Irecê e dele próprio, quando, após estar seis anos em Salvador, conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores da capital e dois anos depois assumiu a vaga de deputado estadual pelo PTN. Já o senador João Durval lembrou que esteve na região em 2006 e que pretende retornar em breve, acompanhado do deputado, para rever Irecê que, para ele, está numa parte do Estado muito especial. Após mais de uma hora de conversa, Luizinho Sobral e o senador João Durval debateram sobre alguns projetos para a região.

Fonte: ASCOM LUIZINHO

0 comentários:

Postar um comentário