27/04/2011

Sony anunciou que dados pessoais dos usuários de sua rede de jogos on-line PlayStation Network (PSN) foram roubados.


Jogador do PS3 deve ficar atento à fatura do cartão de crédito, diz Abecs

Para associação, solicitar o cancelamento do cartão é medida preciptada.
Se dano for comprovado, cliente pode pedir reparação, diz Procon-SP.

Darlan AlvarengaDo G1, em São Paulo
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) recomenda que, neste primeiro momento, os jogadores da rede on-line dos videogames PlayStation 3 e PSP fiquem apenas atentos à movimentação do cartão de crédito. Segundo Henrique Takaki, coordenador do comitê se segurança da Abecs, é preciso aguardar a confirmação oficial da Sony sobre quais dados pessoais dos usuários foram roubados.
Em comunicado nesta quarta-feira, a Sony anunciou que dados pessoais dos usuários de sua rede de jogos on-line PlayStation Network (PSN) foram roubados. A empresa não descartou que informações de cartões crédito, usadas para comprar games por meio de download, também tenham sido roubadas.

“Até o momento, a informação oficial é que pode ter havido vazamento dados e que não houve comprometimento do código de segurança dos cartões”, afirma Takaki. Segundo ele, a exigência do código de segurança (três ou quatro números impressos no verso do cartão) já é uma medida de reforço de segurança adotada pela maioria das empresas que atuam no comércio eletrônico.

Na avaliação da Abecs, o monitoramento da fatura é a única medida de segurança a ser feita neste momento. “Solicitar o cancelamento do cartão é uma atitude prematura”, diz Takaki.
No caso de identificação de qualquer movimentação suspeita no cartão, a Abecs orienta que o cliente comunique imediatamente o fato à operadora, que abrirá uma investigação para verificar os gastos não reconhecidos. Em muitos casos, o cartão é bloqueado após a denúncia.

Segundo o comunicado da Sony, “por extrema cautela”, os gamers devem considerar que o número do cartão e data de validade foram obtidos pelos hackers. Em alguns locais, essas duas informações, junto do endereço, são suficientes para realizar uma compra.

O coordenador do comitê se segurança da Abecs afirma que os emissores e bandeiras de cartão de crédito aguardam um posicionamento oficial da Sony sobre os dados que possam ter sido comprometidos, mas diz que, independente disso, já costumam fazer um trabalho preventivo de monitoração das transações a fim de verificar distorções.

“É preciso aguardar. Se de fato houve comprometimento de informações, a Sony irá repassar o relatório da perícia com os números dos cartões que passaram pelo ambiente aos emissores e bandeiras”, afirma Takaki. Ele explica que pelos primeiros seis números do cartão é possível saber qual o banco ou órgão emissor.

A recomendação do Procon-SP para os usuários do PS3 também é cautela. Segundo Maíra Feltrin , assistente de direção do órgão, solicitar a troca do cartão nesse momento seria uma atitude precipitada. “Pedir a troca do cartão não é o mais indicado porque, como muitas contas costumam ser parceladas, isso pode trazer transtornos. Por enquanto, o mais recomendável é acompanhar a movimentação e ficar de olho em qualquer transação suspeita”, diz.

O Procon-SP destaca, porém, que a Sony é a responsável pela segurança e proteção de dados pessoais dos clientes. “É preciso aguardar para ver se de fato o dano está configurado, mas quem se sentir prejudicado deve entrar em contato com a Sony e seus representantes no Brasil para pedir a reparação dos danos”, afirma Maíra.

fonte: g1.globo.com

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