21/04/2011

Espetáculo 'Paixão de Cristo' será apresentado em Salvador


A peça será apresentada na Concha Acústica durante a Semana Santa.

Ingressos serão trocados por 1 kg de feijão ou arroz na bilheteria do TCA.


paixão de cristo em salvador (Foto: Divulgação/SecultBA)Jackson Costa e  Regina Dourado
(Foto: Divulgação/SecultBA)
O espetáculo “A Paixão de Cristo” será apresentado na Semana Santa, de 22 a 25 de abril, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 18h30.
Com duração de uma hora e meia, a peça segue uma linha tradicional baseada em interpretações literais dos Evangelhos e pontuada por falas da Língua Portuguesa arcaica. Ao mesmo tempo, a produção contempla elementos contemporâneos e efeitos especiais.
Sob a direção geral de Paulo Dourado, estarão no palco cerca de 50 atores e figurantes, além de um coro de 300 vozes regido pelo maestro Dilton César. No elenco, grandes nomes do teatro baiano como Jackson Costa, no papel de Jesus Cristo, Regina Dourado, como Maria, a mãe de Jesus, Andrea Elia, como Maria Madalena, e ainda Marcelo Praddo, Luiz Pepeu, Urias Lima, Carlos Betão, entre outros artistas.
Os ingressos serão trocados por 1 kg de feijão ou arroz para o programa Fome Zero, na bilheteria do Teatro Castro Alves - TCA.  Na quinta-feira (21), acontece o Ensaio Aberto, às 18h30.
O diretor Paulo Dourado afirma que a expectativa é lotar a Concha Acústica, não só de baianos, mas também turistas. “Estamos retomando em Salvador uma tradição do século passado, quando nos anos 80 e 90 era costume das famílias participarem da Semana Santa, como um momento de reflexão e renovação em torno da Páscoa. Mas houve uma carnavalização progressiva em Salvador, e outros acontecimentos culturais legítimos foram esquecidos.’Paixão de Cristo’ é o piloto de um amplo projeto que pretende envolver as artes sacras, o barroco baiano, os museus, os corais, enfim, todo o universo artístico da Bahia associado à história da religiosidade e do cristianismo”.
Para o ator baiano Jackson Costa, que já interpretou Deus, no espetáculo Vixe Maria!, Deus e o Diabo na Bahia!,  interpretará pela primeira vez Jesus Cristo.  “A história de um personagem muito bonito, totalmente coerente, sofredor e o mais solitário de todos que já fiz. Jesus é uma flor e a humanidade um coturno pisando em cima”, compara.
Ele destaca que a montagem de Paulo Dourado traz uma proposta diferente, ao colocar nas mãos de atores experientes o embate, o poder da palavra, o julgamento do antigo teatro grego, agora para o público da Concha. “É diferente de ver um presépio com figuras estáticas. Esta é uma oportunidade de compreender muitas coisas que ainda não compreendemos," diz o ator.
A atriz baiana Regina Dourado, ainda não havia atuado em nenhum espetáculo sobre a Paixão de Cristo, “o ser mais misterioso e poderoso que colocou os pés na face da Terra. Parece que tudo aquilo aconteceu ontem. A emoção é a mesma”, diz ela, que se sente honrada e um pouco ansiosa por fazer Maria.
Na montagem, Regina interpreta a personagem numa fase mais madura, que narra todos os acontecimentos. Ela lembra que é um prazer trabalhar novamente com o irmão, o diretor Paulo Dourado, e que “é fantástico o espetáculo acontecer na Concha, porque lembra os aglomerados populares que se faziam na época da Paixão.”

Serviço
“A Paixão de Cristo”
Concha Acústica do Teatro Castro Alves
 De 22 a 25 de abril, às 18h30 (de sexta à segunda-feira)
 01 kg de feijão ou arroz para o programa Fome Zero. Troca na bilheteria do TCA
Ensaio Aberto: Dia 21 de abril, às 18h30, Quinta-feira

0 comentários:

Postar um comentário