30/11/2010

He-man o desenho de sua infância


Nos idos dos anos 80 um novo desenho animado   havia estreado na TV e em poucos dias já havia conquistado uma legião de fanáticos. Produzido pela mitica Filmation seu protagonista era um super-herói louro, cabeludo e musculoso que portava uma espada. E tinha um tigre ajudante, que fazia também o papel de montaria e falava ! Estamos falando meu caro saudosista de   HE-MAN !!!

T
odas as histórias se passavam no planeta Etérnia, em que a magia dividia a mesma importância com a tecnologia. Nesse cenário futurístico um certo príncipe com ar abobalhado havia descoberto "fabulosos poderes secretos" através da tal espada mágica, que uma vez erguida, seguida do poderoso brado "Pelos poderes de Greyskrull... eu tenho a força!!!" (quem  esquece?). Ele se transformava em um brutamontes extremamente forte, o único capaz de salvar o planeta das mãos do maléfico Esqueleto.
 
pic3.jpeg (8232 bytes)
Além de He-Man, o desenho apresentava personagens pitorescos e, por vezes, engraçadíssimos. Claro, eles todos acabaram se tornando muito queridos também. Entre os principais estavam o Gato Guerreiro, fiel escudeiro (o tal tigre que servia de montaria), Gorpo (mistura de bôbo-da-côrte e mágico trapalhão), Menthor e Teela (pai e filha, ambos funcionários da guarda do rei), o rei e a rainha, é claro (essa curiosamente é uma terráquea que foi parar em Etérnia e acabou se dando bem) e a Feiticeira (uma fada com poderes mágicos, quase tão linda quanto a "nossa" Feiticeira). Esses são alguns dos "bom-mocinhos" na história.

Mas haviam também vilões cativantes. O principal deles era o Esqueleto, com seus constantes planos para invadir o planeta. Por causa do seu visual, estilo covarde e, principalmente a sua voz (lembre-se do grito irado: "He-maaan! Voce me Pagaaa!"), ele pode ser considerado um dos grandes vilões do mundo da fantasia, ao lado do Coringa, Lex Luthor e Darth Vader. Mas ele não agia sozinho. Tinha a ajuda do Homem-Fera, da bruxa Maligna, do Aquático e outros ajudantes malvados, mas engraçadíssimos. De vez em quando pintavam algumas "participações especiais" de personagens como o Aríete (aquele da cabeça de aço, que com uma cabeçada era capaz de destruir uma montanha) e o Mandíbula (esse do lado do Esqueleto, tinha uma mordida realmente poderosa). Eles eram aquela pitada de sal no desenho.

pic5.jpeg (8497 bytes)
Apesar de Ter um design, colorido e movimentos simples, mesmo em comparação a outros desenhos da época (como Thundercats e Caverna do Dragão, também muito populares da garotada), He-Man e os Defensores do Universo se destacava de todos, na minha opinião, pela sua maravilhosa trilha sonora, com corais e orquestrações capazes de, instantaneamente, nos transportar para dentro da TV. Outra inovação: em todo final de episódio havia um resuminho, apresentado por algum personagem, que explicava a "moral da história". Assim, além da garotada se divertir, aprendia também a lição do dia.

pic6.jpeg (8559 bytes)
Não é à tôa que a série He-Man tem, até hoje, uma imensa legião de fãs, em vários lugares do mundo. Com o estrondoso sucesso, foi inevitável o surgimento de vários sub-produtos, com destaque para o desenho da She-Ra, a irmã do He-Man que vive em um outro mundo (ou universo paralelo, como se costuma chamar nos gibis). Embora não fosse tão bom quanto o original, era no mesmo estilo e, de quebra, de vez em quando "ele" aparecia para dar uma ajudinha à mana. Aliás e em tempo: She-Ra é uma gata! Vieram também os chaveirinhos, revistas em quadrinhos, e outros brique-braques com o personagem. Rolou até um filme cheio de efeitos especiais (uma das piores adaptações que eu já vi), mas de péssimo gosto. Simplesmente horrível. Mas o pior ainda estava por acontecer: de repente a Globo substituiu o tradicional He-Man (com desenho tôsco e a trilha sonora maravilhosa) por um "outro He-Man", totalmente descaracterizado, com desenhos modernosos feitos em computador e cheio de gracinhas – porém insuportável. Na verdade terrível mesmo era Ter que admitir que o nosso querido desenho de todo dia "Defensores do Universo" havia sido substituído por "aquilo". Graças a Deus esse parassé durou pouco e o He-Man do Paraguai foi retirado do ar. Só que o antigo não voltou – já havia sido substituído pela nova febre do momento – se não me engano a Família Dinossauro. 
O novo desenho animado de He-Man é sucesso nos EUA!!!

pic8.jpeg (9169 bytes)O canal Cartoon Network soltou uma nota à imprensa dizendo que estão muito felizes com o desempenho do desenho no território americano. O canal afirma que crianças de 4 até adultos de 30 anos aprovaram o desenho, que começou com um especial de 90 minutos, mostrando como Adam se transformou em He-Man e a verdadeira origem de Esqueleto (nunca mostradas no desenho original!)
Como não poderia deixar de acontecer, algumas coisas mudaram, para melhor, outras para pior, na minha humilde opinião...
Bem, uma coisa legal, é que agora o príncipe Adam é um adolescente normal, e sem aquela roupinha rosa, seus trajes lembram um Robin Hood moderno misturado com um cantor de rock, bem legal!
Adam ser um adolescente é sem dúvida uma jogada de mestre, pois vai mostrar o príncipe lidando com problemas da juventude e se transformando em um homem, quando levanta a sua espada mágica, parecendo ser um fraco como príncipe e forte quando se transforma, uma diferença marcante, o que não acontecia no desenho antigo, já que Adam parecia ser tão forte quanto He-Man, em sua aparência destransformada.
018.jpeg (13451 bytes)
Uma mudança que pode deixar alguns fãs tristes, é o fato do fiel Pacato não mais falar, sendo assim, o Gato Guerreiro também não dirá mais uma palavra sequer, mas Pacato continua sendo o medroso gato de sempre. E Gorpo, apesar de seu design mais elaborado, continua sendo, juntamente com Pacato, a parte cômica da animação.
A Feiticeira, na minha opinião, ficou meio estranha, pois ela agora é uma mulher egípcia, um tanto fora do contexto do desenho, já que o mesmo se passa em outro planeta, bem, pode ser que os criadores queiram dizer que os egípcios são de outras galáxias??? Acho que não...
O Esqueleto foi um show à parte! Mais malvado, mais forte e com sua voz inconfundível, sem soltar uma piadinha sequer, ele será mais tenebroso que o antigo, agora lutando contra He-Man frente-a-frente, coisa que não acontecia com muita frequência no antigo desenho. O nome real de Esqueleto é Keldor, e ele será, segundo li em alguns sites americanos, o irmão malvado do Rei Randor, pai do príncipe Adam, que seguiu um caminho mais negro do que seu irmão.
Bem, ainda é cedo pra falar do desenho, pois só assisti alguns clipes e vi algumas fotos, mas o que vi me deixou muito satisfeito, pois não estragaram um herói que foi tão importante para nossas vidas. E mais, conseguiram fazer desse mesmo herói um novo herói para a garotada de hoje, provando que quando uma coisa é bem feita, pode ser sucesso em outras épocas também!
Só espero que a partir do ano que vem a Cartoon do Brasil passe o desenho para nós, e que a Rede Globo compre o novo pacote de desenhos.
A VOLTA DE HE-MAN
he-man_fundo (63022 bytes)
A notícia que todos os fãs esperavam: SIM! É VERDADE!!! Depois de anos e anos de espera, He-Man voltou a ser produzido!!! No canal Cartoon Network, o desenho já esta sendo  exibido!

Totalmente reformulado, mas sem mudar a estória original, He-Man e seus amigos voltam a agitar as telinhas americanas. O primeiro desenho vai ter 90 minutos de duração! Isso mesmo! Uma hora e meia contando novamente como Adam se transforma no He-Man, como Esqueleto veio para Etérnia e apresentará todos os personagens da saga do homem mais poderoso do universo!
Já foram produzidos 26 episodios, se o desenho repetir o sucesso de seu predescessor, teremos mais novos episódios!!!
Em tempo: no Brasil, não há previsão para a chegada do desenho, mas certamente este ano,  deve estar pintando em Terras Brasilis!!! Vamos torcer!!!
Abaixo, confira como ficaram os personagens:
  
   
O Desenho "He-Ro" que não foi feito!!!

O que ?

O desenho "He-Ro - The Son Of He-Man and The Masters Of The Universe" seria a continuação da série das aventuras de He-Man e seus amigos, mas infelizmente esse projeto nunca foi realizado.
Parece que no começo dos anos 90, as produtoras queriam desenhos mais focados em comédias e não em violência (tanto que fizeram "As Novas Aventuras de He-Man" um desenho mais cômico, Esqueleto não era sombra do que foi no desenho antigo, era um bobão completo...), sendo assim, preferiram fazer aquela besteira das "Novas Aventuras", que durou apenas 65 episódios, e ainda foram muitos...!
Aqui você vai poder saber tudo sobre o que seria uma continuação digna do desenho He-Man.
O desenho começaria com a última batalha entre He-Man e Esqueleto, e terminaria com He-Man derrotando o vilão, mas não o matando (He-Man tinha que dar bom exemplo!), e sim congelando com a sua Espada mágica os ossos de Esqueleto, literalmente! He-Man jogaria Esqueleto num lugar tipo o Alasca, então, o malvado ficaria lá pra sempre...Ou não!
Os anos se passam e Adam não precisa mais lutar, apenas reinar como o Rei de Etérnia, ao lado de sua bela mulher, Teela, que agora é a Rainha, os outros personagens também retornam, menos é claro, o Rei e a Rainha.
Enquanto isso, Esqueleto consegue finalmente quebrar a barreira de gelo que He-Man fez c/ a sua Espada, e está pronto para a vingança!
Esqueleto volta para Etérnia e reúne novamente seus fiéis escudeiros: o Homem-Fera, Malígna (bem mais gostosa que no desenho antigo!), Aquático, Mandíbula e parte para a batalha contra He-Man.
Enquanto isso, um garoto é salvo por Adam nas florestas de Grayskull, seu nome é Dare, e ele é órfão, sensibilizado pela estória do garoto, Adam e Teela resolvem adotar o menino, já que como todos se lembram, Teela é filha adotiva de Mentor, e filha legítima da Feiticeira de Grayskull.
Sabendo que Adam adotou o menino, Esqueleto pretende colocar idéias malígnas na cabeça do antes órfão, ele diz que He-Man o derrotou e que o herói era o ditador de Etérnia e que ria acabar com o planeta, e que ele deve acabar com o reino do Rei Adam.
Mas quando o menino vai tentar sabotar o Castelo Real, Adam o detém e conta toda a estória das magníficas batalhas de He-Man contra as forças do Mal de Esqueleto, e diz que ele era He-Man, e dá a Espada Mágica à Dare, passando assim os poderes à seu filho adotivo.
Esqueleto então ataca o Castelo, Dare então ergue a Espada Mágica e se transforma em He-Ro, o filho de He-Man, e parte para a batalha junto com o Gato Guerreiro, Kay-La, uma guerreira em defesa da liberdade e o Pássaro Guerreiro, a versão transformada da águia de estimação de Dare.
Começa assim, a saga de He-Ro, o filho de He-Man!!!
Cara, isso é pra emocionar qualquer fã de He-Man e seus amigos, mas infelizmente o projeto já era, mas pelo menos, podemos ver algumas fotos do que seriam os novos visuais dos personagens e algumas cenas feitas pela produção para o primeiro episódio, vejam só como o desenho seria bem mais bem feito do que o desenho antigo, bem mais detalhado, principalmente a cena em que He-Man derrota Esqueleto.
Nunca saberemos o por quê esse desenho nunca foi feito, mas com certeza iria apagar o erro que foi "As Novas Aventuras de He-Man".
 
       
    

2 comentários:

  1. He-Man magnifico desenho... quem é que não gostava desse desenho hein?

    idelfonso de souza !

    ResponderExcluir