13/11/2010

Bahia sobe para série A - após 7 anos de luta.


Bahia vence a Portuguesa e sobe para a Série A junto com o Figueira

Tricolor faz 3 a 0 e, agora em segundo, é o único que pode tirar o título do Coritiba. Derrota da Lusa de quebra garante também a equipe catarinense

Por GLOBOESPORTE.COMSalvador
Foram sete anos de angústia, crises e até uma visitinha à Série C, com direito a queda de arquibancada e tragédia na Fonte Nova. Mas tudo isso ficou para trás. Neste sábado, o Bahia venceu a Portuguesa por 3 a 0 e garantiu o retorno à elite do Campeonato Brasileiro. Adriano marcou duas vezes, Nen uma, e ambos fizeram a festa da torcida tricolor, que lotou o Estádio de Pituaçu para acompanhar o acesso. A derrota dos paulistas garantiu também a vaga do Figueirense, e só resta mais uma vaga em disputa. Mesmo com o revés para o Coritiba, o time catarinense já não pode ser alcançado pelo quinto colocado.
Joel e Adriano comemoram gol do BahiaJael e Adriano comemoram gol do Bahia (Foto: Ag. Estado)
Agora, o Tricolor de Aço vai em busca do título. O mais novo vice-líder da Série B chegou aos 65 pontos, com cinco a menos que o primeiro colocado Coritiba. Vale lembrar que restam dois jogos para o fim da competição. A Lusa, por sua vez, se mantém na disputa pela quarta vaga. Em quinto com 56, está três pontos atrás do quarto, o América-MG.
As equipes voltam a campo às 17h do próximo sábado com ambos jogando em seus domínios. Enquanto o Bahia atua em Pituaçu contra o Santo André, a Portuguesa vai receber o Ipatinga no Canindé.
Adriano comanda a festa
O artilheiro Adriano não demorou quatro minutos para fazer a multidão em Pituaçu fazer um carnaval em Salvador. O atacante aproveitou passe de Ávine que seria para Jael, que não dominou, tocou na saída de Wéverton e abriu o placar.
O segundo dele no jogo também demonstrou muito oportunismo. Em uma posição não muito comum para os atacantes na hora de um escanteio, Adriano ficou próximo à meia-lua e ali pegou o rebote e chutou rasteiro. A bola desviou em Preto Costa e pegou Wéverton no contrapé.
Jael perde mais um pênalti
Apesar da boa vantagem do primeiro tempo, o Bahia não diminuiu o ritmo e teve grande de ampliar logo aos quatro minutos da etapa final. Foi quando Jael lançou Adriano e viu o companheiro ser derrubado na área por Preto Costa. Depois de perder pênalti contra o Coritiba, Jael quis se redimir e partiu para a cobrança. E mais uma vez foi infeliz. Ele bateu no canto esquerdo, Wéverton acertou o lado e defendeu.
A torcida do Bahia ainda contou com a segurança de Omar lá atrás, tanto nas defesas, como em cobrança de falta de Paulo Sérgio que entraria no ângulo esquerdo, quanto na hora de cortar os cruzamentos.
Depois, foi só tocar a bola no campo de ataque, fazer o tempo passar e ainda ter tempo para comemorar o terceiro com Nen. O zagueiro e capitão aproveitou cruzamento de Ávine e empurrou para o gol vazio, já nos acréscimos. Foi a senha final para os tricolores "explodirem" de felicidade e cantar: "Primeira! Primeira! Eu sou da Primeira".
Fonte: globoesporte.globo.com

Um comentário:

  1. a torcida do baheeea é a que mais cresçe no interior do estado.....boraaa baheeeea!!

    ResponderExcluir