23/09/2010

Filme de Lula é indicado ao Oscar

SÃO PAULO - Os brasileiros já têm um filme para não só admirar, mas torcer. "Lula, o Filho do Brasil" foi o escolhido para representar o país na disputa por uma vaga na 83ª edição do Oscar.

A obra nacional concorrerá com produções de mais de 95 países à indicação final. Os cinco filmes selecionados para concorrer ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira serão anunciados em 25 de janeiro do próximo ano. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro de 2011.

O anúncio foi na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pelo presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Faria, na manhã desta quinta-feira (23). A comissão que escolheu a produção de Fábio Barreto foi formada por membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e também da própria Academia Brasileira de Cinema.

Segundo Faria, a comissão levou "em consideração o Brasil". "Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida”, disse. Além disso, ele enalteceu Glória Pires, que interpreta a mãe de Lula na trama. "Votamos no filme que nos pareceu mais bem feito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de Melhor Atriz”, explicou.

Os filmes que se inscreveram para tentar uma vaga, além de "Lula", foram "A Suprema Felicidade", "Antes Que o Mundo Acabe", "As Melhores Coisas do Mundo", "Bróder", "Carregadoras de Sonhos", "Cabeça a Prêmio", "Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos", "Chico Xavier", "É Proibido Fumar", "Em Teu Nome", "Hotel Atlântico", "Nosso Lar", "O Bem Amado", "O Grão", "Olhos Azuis", "Os Inquilinos", "Os Famosos e os Duendes da Morte", "Ouro Negro", "Quincas Berro D’água", "Reflexões de um Liquidificador", "Sonhos Roubados" e "Utopia e Barbárie".

0 comentários:

Postar um comentário